top of page
Writer's pictureJacqueline Papaléo

Encantos da Costa Amalfitana


Não há lugar tão sedutor e encantador como o Mediterrâneo. Mas mesmo para os padrões mediterrâneos, a Costa Amalfitana é uma verdadeira jóia. Este atraente trecho de litoral na ponta da Península Sorrentina da Itália apresenta pitorescas vilas de pescadores, praias escondidas e falésias íngremes com ruas estreitas. É aqui que as montanhas encontram o mar azul-turquesa, e se você está procurando relaxamento completo ou férias regadas a ótimos vinhos e cultura, sem dúvida você os encontrará na Costa de Amalfi.


A Costa Amalfitana tem um clima tipicamente mediterrâneo, com verões quentes e invernos frios e úmidos. Os verões são a época mais movimentada para visitar, por isso certifique-se de fazer suas reservas com antecedência se estiver planejando uma viagem entre junho e agosto. Em maio e setembro, você encontrará a combinação perfeita de clima agradável e menos multidões. À medida que a temporada termina no final de outubro, você provavelmente encontrará algumas ofertas, mas esteja ciente de que muitas lojas, restaurantes e hotéis fecham durante o inverno.


Existem algumas opções para se locomover na Costa, e há prós e contras em cada uma. Se você alugar um carro, terá a flexibilidade de criar seu próprio itinerário e viajar no seu próprio ritmo, mas as ruas estreitas, o estacionamento limitado, os enormes congestionamentos nas estradas, testarão a sua paciência. Os ônibus da SITA viajam entre a maioria das cidades da Costa e são baratos e fáceis de usar, mas ficam lotados no verão. Pegar uma balsa permitirá que você experimente a Costa Amalfitana a partir da água, para vistas inigualáveis de praias, montanhas e cidades costeiras, mas as balsas funcionam apenas durante a principal temporada turística, de abril a outubro. A opção de um transfer privativo é ainda a maneira mais confortável de circular pelas cidadezinhas da Costa.


POSITANO

Romântica e encantadora, a cidade montanhosa de Positano é como entrar em um conto de fadas. A melhor maneira de explorar este porto é simplesmente passear pelas ruas e relaxar perto da água. A atração mais famosa de Positano, a Igreja de Santa Maria Assunta, vale a visita. Localizada a poucos passos da Praia de Marina Grande, a igreja tem uma história fascinante e apresenta uma cúpula colorida de azulejos de majólica. Se você gosta de praias, pode reivindicar um lugar em uma de suas pequenas costas rochosas para aproveitar melhor o sol. Dica de boa gastronomia em Positano? Corre para o Le Sirenuse Hotel. O Aldo's Bar vai encantar pela vista estonteante e pelos drinks autorais e o Restaurante La Sponda é impecável para um jantar de comemoração!


SORRENTO

Sorrento é a porta de entrada para a Costa Amalfitana e, portanto, é mais movimentada com turistas do que muitas das cidades menores. Esta é uma base estratégica para todas as suas viagens de um dia à Costa Amalfitana, pois há muitas opções de transporte público e há uma boa concorrência de hotéis e restaurantes, o que deixa os preços um pouco mais razoáveis. Apesar de tantos turistas, Sorrento tem muito charme e muito o que fazer. Atrações imperdíveis em Sorrento incluem a Catedral de Sorrento, com sua bela torre do relógio e afrescos impressionantes, compras ao longo do Corso Italia e as ruas secundárias da cidade, e o movimentado porto de Marina Grande e o histórico porto de Marina Piccola. Quando estiver pronto para relaxar, vá para o Piazzo Tasso, que é o centro da cidade e aproveite um dos muitos cafés e restaurantes ao longo da praça. RAVELLO

Ravello é uma das principais cidades da Costa Amalfitana, protegida pela Unesco pela sua significância artística e arquitetônica. Ravello não tem praia mas isso não pode desestimular sua visita por lá. Caminhar pelas ruas livres de automóveis, impregnadas pelo cheio de jasmim no verão, já são um presente para a alma. Sem falar das vistas para as terraças de vinhas e limões, além do mar, claro.


E como não falar de dois ícones da hotelaria em Ravello?

O Belmond Hotel Caruso e o Palazzo Avino, são opções maravilhosas para uma estadia ao melhor estilo italiano de "dolce far niente"!!


ILHA DE CAPRI

Durante sua visita à Costa Amalfitana, recomendamos que você dedique pelo menos dois dias inteiros para conhecer Capri.


Esta ilha cativante é mundialmente famosa por sua beleza natural, boutiques e vida noturna incrível. Você pode pegar uma balsa para Capri em Sorrento, ou pegar um hidrofólio de Nápoles. Não deixe de conferir a famosa Gruta Azul, que encanta os visitantes desde a época romana, com suas misteriosas cavernas e águas azuis. Um passeio de barco pela Gruta Azul levará cerca de duas horas, mas a dica é chegar de manhã cedo para evitar as multidões. Em seguida, faça um tour pela casa mais famosa de Capri, Villa San Michele. Esta vila que virou museu está localizada a 327 metros acima do nível do mar em Anacapri. Tanto os jardins elaborados quanto as vistas panorâmicas são lindíssimas.


Por fim, não deixe de passar algum tempo na Piazetta, onde você descobrirá o coração da ilha. Pegue um cappuccino ou um drink em um café e relaxe na praça antes do jantar.

E por falar em jantar, a uma curta caminhada da Piazetta fica o La Capannina, onde você será presenteado com uma lendária experiência gastronômica caprese que rivaliza com qualquer restaurante da cidade.

Nos anos 70, o lugar ficou famoso por ser frequentado por Jack O e Onassis quando passavam o verão na ilha.


Mas para uma experiência gastronômica mais sofisticada a dica é escolher o bar do Grand Hotel Quisisana. Um bar que é uma instituição em Capri, que costumava ser frequentado por príncipes, atores, ganhadores de prêmios Nobel e artistas, de Oscar Wilde a Ernest Hemingway, de Onassis a Ingrid Bergman: o Bar Quisi e seu terraço de frente para a entrada da Via Camerelle são, juntamente com a Piazzetta, os locais mais glamourosos para reviver a “Dolce vita”. Seu cardápio oferece uma extensa seleção de vinhos, aperitivos, destilados, e coquetéis feitos pelos bartenders especializados e sempre dispostos a criar coquetéis personalizados para todos os gostos.



A Costa Amalfitana foi designada Património Mundial da UNESCO pela sua beleza natural e diversidade, bem como pela sua importância histórica. De antigas catedrais e vilas a hotéis e restaurantes tentadores, cidades únicas e as paisagens acidentadas, a Costa Amalfitana sempre foi e sempre será um deslumbre!



Fonte: The Discoverer | Acervo pessoal

32 views0 comments

Recent Posts

See All

댓글


bottom of page