top of page
Writer's pictureJacqueline Papaléo

Tulum, o queridinho da vez


Tulum é o destino da vez no México! O México genuíno, com um mix de Mykonos com Trancoso. O balneário tem uma vibe super relax, praias lindas rodeadas de história e cultura, e muito glamour despretensioso.

Dezembro, janeiro e fevereiro, é a alta temporada de Tulum apesar de ser o inverno deles e a época mais concorrida para hospedagem. Nessa época, pode ter um pouco de chuva, mas os dias e noites são bastante quentes. Oficialmente, a época das chuvas é de abril a junho e a temporada de furacões é de agosto a novembro. Julho e agosto são muito quentes e com muitos mosquitos. Mas, considerando que as mudanças climáticas estão afetando as estações do planeta, não dá para jurar mais nada sobre o clima.

A grande maioria dos hotéis fica na Carretera Tulum-Boca Paila, aliás, todos os restaurantes, bares, lojinhas lindas, estão aí também, o que facilita muito a locomoção. A melhor opção é alugar uma bike ou caminhar pela carretera e vasculhar cada pedacinho do lugar. Alugar carro não é uma boa pedida pela falta de estacionamento. Táxi funciona muito bem mas para tanto, você precisa ter o dinheiro na moeda local. Não se esqueça de passar em uma casa de câmbio.

Com relação a hotelaria local, é preciso adequar a sua expectativa. O melhor hotel é o Casa Malca, no que diz respeito a muito conforto e luxo. O hotel é a antiga casa do narcotraficante Pablo Escobar que foi comprada pelo mecenas americano Lio Malca e transformada nesse hotel espetacular. Sua coleção de obras de arte contemporânea está espalhada por todo o hotel. Até nas brancas areias, há obras interagindo com os hóspedes. Mas se você está com um budget um pouco menor, (mas não muito menor, Tulum já está inflacionado), há outras opções mais rústicas, mas que oferecem conforto. O Be Tulum e o Nômade, são ótimos mas muito rústicos. Ambos têm uma pegada mais sustentável e holística. O Azulik vem ganhando fama pela sua arquitetura inovadora com muita fibra, vime e palha. O hotel foi inspirado em um templo maia e o conceito aqui é aproveitar a estadia sem luz elétrica, sem televisão, sem telefone e sem wifi nos quartos.

A gastronomia em Tulum é super boa. Tudo muito saudável e fresco e os clássicos da cozinha mexicana também tem seu lugar garantido. Há muitos e ótimos restaurantes e para todos os gostos. Carnes, massas, árabes, naturebas, muito peixe fresco...

Sobre os beach clubs, há muitos em Tulum. Muitos estão na carretera principal e outros um pouco mais afastados. Em todos, você paga pela espreguiçadeira e o valor fica como consumação. O Casa Malca, Nômade e o Be Hotel, tem seu próprio beach club, o que pode significar uma economia se você estiver hospedado em um deles.

Outra informação importante em tempos de pandemia, é que os bons hotéis, oferecem o esquema para fazer o exame PCR no próprio hotel com o custo adicional do exame. Dá para marcar o horário e ter a certeza que você vai receber o resultado do exame.

Tulum é um destino vibrante, alegre e divertido, cheio de gente jovem, bonita e descolada! Prepare seus biquínis, kaftans e havaianas e vá ser feliz em Tulum! A JR2TUR te leva!


27 views0 comments

Recent Posts

See All

Comentários


bottom of page